Publicações

Com objetivo de fortalecer o ecossistema do terceiro setor e destacar a importância do trabalho social que vem sendo desenvolvido em diversas esferas da sociedade, o Instituto Sabin se desempenha a incentivar a produção de conteúdos informativos que facilitem a compreensão das ações desenvolvidas, não só pelo Grupo Sabin, mas por diversos atores que vêm se destacado no âmbito da Inovação Social.

Ciclo do Cuidado - Saúde preventiva para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Ciclo do Cuidado

Neste material, registramos os primeiros dois anos do Ciclo de Cuidado com a esperança de que nosso conhecimento possa servir de inspiração para a concepção de novos projetos que promovam a saúde em todos os cantos do Brasil. Prepare-se para mergulhar em histórias de esperança, surpresa e dedicação, que provam que, mesmo em tempos difíceis, é possível fazer a diferença.

Baixar

Histórias de Impacto Social

Histórias de Impacto Social

“Histórias de Impacto Social” relata, a partir da voz de pessoas, como o Instituto Sabin contribuiu ou tem contribuído para suas vidas e atividades; como ele ajudou ou tem ajudado a superar dificuldades e como colabora com organizações para a realização de objetivos sociais.

Baixar

Relatório de resultado do Programa Descentraliza

O programa Descentraliza é uma iniciativa do Impact Hub Brasília em parceria com o Instituto Sabin que, por meio de uma jornada de fortalecimento organizacional com duração de 6 meses, visa incentivar o desenvolvimento de iniciativas que atuam com impacto social nas regiões administrativas do Distrito Federal, para além do Plano Piloto.

Baixar

Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência - Módulo I

Apostila de introdução ao curso de Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência.

O Módulo 1 introduz conceitos fundamentais para o curso, discutindo a complexidade da violência, métodos e recursos para compreendê-la e abordá-la, além do papel das ludotecas nesse contexto.

Material complementar: Acesse aqui os vídeos

Baixar

Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência - Módulo II

Apostila do segundo módulo do curso de Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência.

O módulo “O SUS e o Enfrentamento à Violência” aborda o SUS, seus níveis de atenção e suas funções, além do atendimento a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência.

Material complementar: Acesse aqui os vídeos

Baixar

Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência - Módulo III

Apostila do terceiro módulo do curso de Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência.

O módulo “SUAS: Possibilidades de Intervenção” aborda o funcionamento e estruturamento do Sistema Único de Assistência Social, seus níveis de atenção, suas funções, e o atendimento no CREAS a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, ponderando seus limites e suas possibilidades.

Material complementar: Acesse aqui os vídeos

Baixar

Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência - Módulo IV

Apostila do quarto módulo do curso de Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência.

O módulo “Investigação e Responsabilização de Crimes” aborda os desafios do trabalho da Justiça e da Segurança Pública no contexto da violência, considerando o processo de investigação e responsabilização dos crimes que envolvem violência contra mulheres, crianças e adolescentes, a partir das legislações vigentes.

Material complementar: Acesse aqui os vídeos

Baixar

Histórias de Impacto Social: Os 16 anos do Instituto Sabin

Como braço social do Grupo Sabin, o Instituto busca construir parcerias e implementar ações e projetos de impacto socioambiental em 53 cidades e doze estados mais o Distrito Federal. Ao longo dessa história, o Instituto Sabin já impactou positivamente a vida de mais de 1 milhão de brasileiros, apoiou quase trezentas organizações, doou mais de 700 mil exames, o que resulta em um investimento social de mais de R$ 47 milhões.

Baixar

Impacto Coletivo

Mudança social em grande escala exige ampla coordenação transetorial, mas o setor social permanece focado na intervenção isolada de organizações individuais. Por John Kan Ia e Mark Kramer.

Baixar

Canalizando a Mudança: Fazendo o Trabalho de Impacto Coletivo

Uma análise aprofundada de como organizações de todos os tipos, atuando em diversos ambientes, estão implementando uma abordagem de impacto coletivo para resolver problemas sociais em arga escala. Por Fay Hanlybrown, John Kan Ia e Mark Kramer.

Baixar

Cartilha do Impacto Coletivo

O impacto coletivo – uma abordagem que reúne diferentes setores para uma agenda comum a fim de resolver grandes problemas complexos em escala – é baseado em cinco componentes interconectados que podem produzir um forte alinhamento e levar a resultados em grande escala. Conheça-os nesta cartilha.

Baixar

Princípios de Prática de Impacto Coletivo

Esperamos que esses princípios ajudem os financiadores, profissionais e legisladores a considerar o que é necessário para aplicar a abordagem de impacto coletivo e que eles fortaleçam os esforços existentes para superar os desafios e os obstáculos em seu trabalho.

Baixar

Cenários e tendências sobre o campo de negócios de impacto e intermediários frente à Covid-19

O propósito da Rede Temática era o de constituir-se como um espaço aberto a institutos, fundações, empresas e a atores do ecossistema de investimentos e negócios de impacto para visualizar e dialogar sobre as diversas perspectivas e oportunidades deste campo, à luz da confluência entre filantropia/Investimento Social Privado (ISP) eeste campo.

Baixar

Panorama dos Fundos Patrimoniais no Brasil

Fundos patrimoniais filantrópicos são estruturas criadas para proporcionar sustentabilidade financeira a instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos e/ou para a execução de programas e projetos de interesse público. O levantamento feito IDIS para esta publicação localizou no Brasil 52 fundos patrimoniais em atividade 

Baixar

Estudo - Impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras: Da resposta imediata à resiliência

Vivemos uma crise sem precedentes em todo o mundo. Neste momento, busca-se responder às questões mais urgentes e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) são peças fundamentais deste processo.
Mas qual é o impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras?
Como o Terceiro Setor deve repensar sua ação neste momento imediato? E como deve se preparar para o pós-crise?
Essas são perguntas que norteiam o estudo Impacto da COVID-19 nas OSCs brasileiras: da resposta imediata à resiliência.

Baixar

Estudo sobre Sustentabilidade

"Um olhar para a sustentabilidade financeira de organizações de apoio a empreendimentos de impacto". O estudo, de natureza descritivo-exploratória, busca compreender as condições necessárias para o desenvolvimento da sustentabilidade financeira de organizações que oferecem apoio a empreendimentos de impacto.

Baixar

Investimento Social Privado no Brasil: Tendências, desafios e potencialidades

A publicação deste livro tem como objetivo organizar as novas tendências de Investimento Social Privado. Ao longo de anos de atuação identificamos certa dificuldade das organizações de base com as quais nos relacionamos, fomentando a necessidade de levantar, mapear e propor novas formas de Investimento Social Privado no Brasil.

Baixar

Reflexões contemporâneas sobre Investimento Social Privado

Temos presenciado cada vez mais no ambiente de negócios a crescente expectativa do mercado e da sociedade a respeito do papel socioambiental das empresas. Vivenciamos um momento de transição em nosso modo de viver e de nos relacionar com a natureza e em sociedade. É nesse sentido que o Grupo Sabin vem trilhando sua trajetória.

Baixar

Aceleradoras de Impacto: Avaliação da efetividade

O estudo da efetividade das aceleradoras só se tornou viável porque 11 organizações se engajaram e ofereceram todas as condições para o debate, construção de Teoria de Mudança, desenho de métricas, oferta de informações de seus programas, apoio na coleta e análise de dados. Agradecemos fortemente às organizações intermediárias que confiaram na Move Social e se lançaram nesta proposta nova e ousada.

Baixar

Uma nova jornada de aprendizado em investimentos de negócios de impacto socioambiental

Depois de dois anos de experiências, está disponível a publicação que sistematiza “Uma nova jornada de aprendizado em Investimentos e Negócios de Impacto Socioambiental”, segunda rodada do Grupo de Fundações e Institutos de Impacto (FIIMP2), que teve como foco aprofundar a conexão com os dinamizadores do ecossistema que apoiam negócios de impacto positivo.

Baixar

Investimento de Impacto - Uma Introdução

Durante muitos anos, a filantropia e o investimento foram considerados disciplinas separadas – uma visando à mudança social e a outra, o ganho financeiro. A ideia de que ambas pudessem estar integradas, trazendo retorno financeiro enquanto fazia o bem, deu à maioria dos filantropos e investidores o rótulo de sonhadores. Mas isso acabou. O investimento de impacto, que busca gerar benefícios sociais e ambientais enquanto traz retorno financeiro, está crescendo em popularidade.

Baixar

Impacto na Encruzilhada

Impacto na encruzilhada é um livro escrito para abrir caminhos na trincheira dos negócios de impacto social do país. A obra nasce justamente em um momento de grande euforia, em que muito se fala e pouco se debate sobre dilemas do setor. O impacto virou a moda da vez e o propósito o mantra perseguido por profissionais das mais diversas organizações.

Baixar