O Instituto Sabin


O Instituto Sabin
Por que temos a inovação social como norte em nossa missão?
A opção pela trilha da inovação social é ousada. Se olharmos um dos muitos conceitos de inovação social — novas, colaborativas e inclusivas abordagens para enfrentar questões socioambientais — constatamos que se trata de um campo de múltiplos desafios e oportunidades. A opção por esse caminho vem sendo construída desde 2014 e, de lá para cá, temos aprendido muito nesta caminhada.
Inovação sempre foi uma premissa do Grupo Sabin e seria, portanto, natural que ela estivesse presente também na atuação do Instituto Sabin. Entretanto, a mera inclusão do ‘social’ a este termo adquire um significado muito mais amplo e profundo.
É neste horizonte que ousamos inserir a nossa atuação institucional. Ela se dá a partir de três grandes eixos: (I) promoção da saúde integral e do bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade social; (II) fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto; (III) engajamento social e filantropia.
Em cada um dos eixos temos diversos parceiros, iniciativas e projetos que buscam materializar cada uma das intenções de atuação social. Nesse sentido, também nos deparamos com um importante aprendizado da inovação social — como a colocamos em prática é tão importante quanto o seu propósito. E isso passa, claro, por atuar em parceria, em colaboração com diversas organizações, em constante interação com diferentes redes, setores e espaços de aprendizagem e ação coletiva.
Os valores que guiam nossa prática são a ética, o compromisso socioambiental, a transparência, respeito à vida, o comprometimento, o fortalecimento de redes, a eficiência e eficácia, a inovação social e o dinamismo cooperativo.
E assim, nessa jornada não só de impacto como de aprendizado, caminhamos na nossa missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade das comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.
Quem somos
O Instituto Sabin nasceu, em 2005, do propósito das doutoras Janete Vaz e Sandra Costa de enriquecer, ajudar, empoderar e fortalecer a comunidade onde viviam e trabalhavam. Nesse sentido e à época, todas as práticas de responsabilidade social do até então Laboratório Sabin foram consolidadas no Instituto. Da vontade e inciativa das doutoras de fazer o bem e de atuar em frentes e causas próximas aos seus corações, surgiu a organização de sociedade civil responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin.
À medida que a mantenedora crescia e se espalhava através do território brasileiro, o mesmo acontecia com o Instituto Sabin, por meio do trabalho voluntário daqueles que na época eram chamados de Interlocutores e hoje são nossos Líderes de Impacto.
Sempre atentos às necessidades específicas de cada comunidade, atuando em rede e de forma plural, o Instituto segue trabalhando nas causas que acredita, para diminuir as desigualdades, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para transformar o mundo em um lugar melhor, por meio de iniciativas próprias, com o apoio a outras organizações, realizando parcerias intra e intersetoriais, fortalecendo negócios de impacto social e fomentando a inovação social.
Hoje, o Instituto Sabin tem sua sede em Brasília e atua em 15 estados, além do Distrito Federal.
Eixos Estratégicos
Atuação
O Instituto Sabin criou um diverso ecossistema de iniciativas de impacto social que está organizado a partir de três eixos estratégicos.
Promoção da Saúde Integral e do Bem-Estar – o propósito desse eixo é a promoção da saúde integral e do bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desse propósito, se desdobram vários focos de atuação entre os quais podemos destacar ampliação do acesso à saúde para essas pessoas; incentivo à publicação, pesquisa, disseminação e produção de conhecimento; e a recuperação psicossocial de crianças e adolescentes vítimas de violência.
Fortalecimento dos Ecossistemas de Impacto – o Instituto entende que não pode trabalhar somente com ações urgentes e emergenciais. Por isso, esse eixo trabalha com questões sistêmicas e estruturais a partir de problemas sociais claramente identificados. Parte daí a atuação em ecossistemas de impacto social, que são compostos por negócios de impacto, organizações da sociedade civil, organizações dinamizadoras e diversos outros tipos de organizações que estão por todo Brasil se articulando para enfrentar desafios sociais complexos.
Engajamento Social e Filantropia – neste eixo, o foco são ações assistenciais em causas urgentes, pontuais e recorrentes. A cultura de doação também é incentivada por meio de campanhas e do voluntariado corporativo, que acontece tanto em Brasília quanto nas regionais onde o Grupo Sabin está presente, buscando atender as demandas específicas de cada uma dessas comunidades.
ODSs Priorizadas
Conselho deliberativo e composição de assembleia geral (2022 – 2024)

Drª. Janete Vaz
Embaixadora

Drª. Sandra Costa
Embaixadora

Raquel Ribeiro Vaz
Presidente

Marcelo Soares Pena Costa
Vice-presidente

Leandro Ribeiro Vaz
Diretor Financeiro

Rafael Antonio Mendes Ribeiro Vaz
Diretor Administrativo

Guilherme Soares Pena Costa
Diretor de Portfólio

José Francisco Viana de Sousa
Conselheiro Fiscal

José Márcio Diniz Filho
Conselheiro Fiscal

Renata Castellani da Silva
Conselheira Fiscal

Nadja Nayra Soares Mota
Suplente Conselho Fiscal

Werley Antonio Rezende
Suplente Conselho Fiscal
Equipe técnica do Instituto

Lourivana Lima
Contadora
Nossos líderes de impacto
Principais Marcos do Instituto
Parceiros






































































