Eixo

Fortalecimento de ecossistemas e organizações

Nossa atuação no Eixo 2 parte de uma filantropia mais estratégica, olhando para médio e longo prazo e promovendo um investimento sustentável em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), negócios e iniciativas de impacto, visando construir um legado nas regiões em que atuamos, fortalecendo que já trabalha em prol e conhece profundamente suas comunidades. Dessa forma, visamos: (I) Estimular a atuação de organizações dinamizadoras; (II) Contribuir para a criação e o desenvolvimento de empreendedores e organizações de impacto ; (III) Cooperar para ações de fortalecimento do ecossistema; (IV) Liderar a produção de disseminação de conhecimento útil para o campo.

Coalizão pelo Impacto

Potencializando o trabalho de organizações que apoiam empreendedores – incubadoras, parques tecnológicos, hubs de negócios, entre outras – a Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa nacional que busca ampliar a geração de negócios de relevância para o planeta, correalizada pelo Instituto Cidadania Empresarial, Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Beja, Instituto Sabin e Raia Drogasil. Além de Brasília, fazem parte do projeto Fortaleza (CE), Belém (PA), Campinas (SP), Paranaguá (PR) e Porto Alegre (RS).

O programa, iniciado em 2022, tem projeção inicial de, até 2026, alcançar 29 milhões de reais em capital filantrópico aportados em cinco anos do projeto; 60 milhões de reais a serem captados para investimento direto em negócios de impacto; e 600 negócios de impacto apoiados.

O ano de 2023 registrou a implementação das primeiras ações da Coalizão e o biênio 2024, 2025 será marcado pelas ações de protagonismo das coordenações em cada uma das regiões onde a Coalizão está implementada.

Para o desenvolvimento destes ecossistemas regionais de apoio a negócios de impacto, a atuação da Coalizão foi dividida nas seguintes dimensões.

  • Governança Local – Engajar as organizações que contribuem para o ecossistema local.
  • Organizações de apoio a empreendedores – Oferecer recursos técnicos e financeiros para qualificar as organizações em incubação e aceleração de negócios com a lente de impacto.
  • Organizações estruturantes – Contribuir na estratégia e ação mobilizadora das organizações estruturantes no município.
  • Instituições de Ensino Superior – Institucionalizar as temáticas aplicadas na docência, pesquisa e extensão.
  • Setor Público – Fortalecer o papel da gestão pública no fomento aos negócios de impacto e ao ecossistema.
  • Setor Privado – Estimular atuação ou fomento de grandes empresas.
  • Cultura empreendedora – Pautar as principais organizações e redes de referência em empreendedorismo na cidade.
  • Recursos Financeiros – a Comprometer pessoas e organizações (públicas e privadas) com o aporte de capital para negócios de impacto.
Saiba mais