TED TAKS: TUDO O QUE SABEMOS (E O QUE NÃO SABEMOS) SOBRE VÍRUS, PANDEMIAS E AS VACINAS QUE OS COMBATEM

CITROËN AMI: UMA ALTERNATIVA PARA MOBILIDADE URBANA
16 de março de 2020
Inauguração da 1ª Ludoteca de 2020
17 de março de 2020

TED TAKS: TUDO O QUE SABEMOS (E O QUE NÃO SABEMOS) SOBRE VÍRUS, PANDEMIAS E AS VACINAS QUE OS COMBATEM

Em tempos em que um ato tão simples e corriqueiro como lavar as mãos podem fazer a diferença e notícias falsas podem prejudicar o bem estar da população a nível mundial, a informação e o conhecimento são bens valiosos. Confira nossa seleção especial de TED Talks e entenda o que nós sabemos (e o que não sabemos) sobre vírus, pandemias e as vacinas que são usadas para combatê-los.

  • David Heymann: O que sabemos (e o que não sabemos) sobre o coronavírus

O que acontece se você for infectado pelo coronavírus? Quem corre mais risco? Como você pode se proteger? O especialista em saúde pública David Heymann, que liderou a resposta global ao surto da SARS em 2003, compartilha as últimas descobertas sobre o COVID-19 e o que o futuro nos reserva.


  • Raymond Wang: Como os germes viajam num avião — e como podemos evitar isso

Raymond Wang tem apenas 17 anos, mas já está ajudando a construir um futuro mais saudável. Usando a dinâmica dos fluidos, ele simulou num computador como o ar circula dentro de um avião. E descobriu algo bem perturbador – quando uma pessoa espirra dentro de um avião, o fluxo do ar, na realidade, ajuda a espalhar patógenos para os outros passageiros. Wang compartilha conosco uma animação inesquecível de como um espirro viaja dentro da cabine de um avião e também nos apresenta sua solução premiada: um aparelho pequeno, em forma de leque, que aumenta o fluxo de ar fresco nos aviões e que redireciona o ar com patógenos para fora de circulação.


  • Myriam Sidibe: O simples poder da lavagem de mãos

Myriam Sidibe é uma guerreira na luta contra as doenças infantis. A arma escolhida? Uma barra de sabão. Para a prevenção eficaz contra doenças, não há nada melhor do que a lavagem de mãos com sabão, o que reduz o risco de pneumonia, diarreia, cólera e outras doenças piores. Sidibe, uma especialista em saúde pública, defende as parcerias público-privadas para promoção das mãos limpas — e um empreendedorismo local e sustentável.


  • Seth Berkley: O motivo preocupante pelo qual as vacinas são feitas tarde demais (quando são feitas)

Parece que esperamos por uma epidemia desastrosa de uma doença, antes de nos empenharmos no desenvolvimento de uma vacina para ela. Seth Berkley expõe as realidades do mercado e os riscos desequilibrados por trás do porquê de não estarmos fazendo vacinas para as maiores doenças do mundo.


  • Laurie Garrett: Lições da gripe de 1918

Em 2007, quando o mundo estava preocupado com a possível epidemia de gripe aviária, Laurie Garret, autora do livro “A Próxima Praga”, proferiu esta poderosa palestra para uma seleta audiência do TED Universidade. Suas idéias sobre pandemias passadas são subitamente mais relevantes do que nunca.

__

Créditos: Imagem Destaque – Numstocker / Shutterstock