FOODITIVE: UM ADOÇANTE NATURAL FEITO DE SOBRAS DE ALIMENTOS

O que para uns é desperdício, para outros pode ser matéria-prima.

Fooditive, uma marca do setor de alimentos holandesa, desenvolveu um adoçante 100% natural, produzido a partir de sobras de maçã e pêra. Segundo Jordanian Moayad Abushokhedi, que é fundador e cientista de alimentos, a missão da Fooditive é “desenvolver aditivos alimentares que sejam saudáveis para as pessoas e para o meio ambiente.

Em 2019, a Fooditive começou a colaborar com a Rotterdam Circulair, uma organização dedicada a reduzir, reutilizar e reciclar resíduos, que tem o objetivo final de fazer a transição de uma economia linear para uma circular até 2030. A Fooditive desempenha um papel importante na busca por esse objetivo, uma vez que seu adoçante está transformando e desafiando a indústria de substitutos do açúcar (que é gigantes), e apresentando ao consumidor uma opção mais natural, saudável e sustentável.

“Abushokhedim é autêntico, tem perseverança e é um empreendedor habilidoso que encontrou seu caminho rapidamente na cidade, na comunidade empresarial e na sociedade holandesa. É um bom exemplo e inspiração para muitas empresas internacionais na Holanda”, diz Amelia Oei, Gerente de Projeto da cidade de Roterdã.

Não é apenas a Holanda que está com os olhos voltados para a Fooditive. A empresa também está no radar da Suécia. Em outubro de 2019, foram destinados 100.065,63 € para a instalação de uma filial da Fooditive em Estocolmo. Além da Suécia, planos futuros incluem uma expansão para o Reino Unido e para a Jordânia. Ao iniciar a produção nesses países, a Fooditive visa também reduzir sua pegada de carbono.

A semente foi plantada e o interesse por esse adoçante inovador está crescendo. Agora, é preciso acompanhar o desempenho do produto e, principalmente, a reação do mercado que ele pode gerar daqui para frente.

Como o açúcar afeta nosso organismo

Quando você come algo que contém açúcar, suas papilas gustativas, seu intestino e seu cérebro percebem este fato. Esta ativação do seu sistema de recompensa não é muito diferente de como o organismo processa substâncias que causam dependência – já que uma carga excessiva de açúcar produz picos dos níveis de dopamina e faz você ficar com vontade de consumir mais.

Para saber mais sobre isso, confira o vídeo abaixo:

__

Créditos: Imagem Destaque – Eskymaks / Shutterstock