É POSSÍVEL ENCONTRAR UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA O PETRÓLEO?

Uma das maiores perguntas da nossa geração: podemos encontrar uma alternativa sustentável ao petróleo?

Confira nossa seleção de TED Talks em que cientistas, inventores e ativistas apresentam alertas severos e soluções visionárias para a energia do futuro.

  • Donald Sadoway: A ligação que falta para a energia renovável

Qual a chave para se usar energia alternativa, como o sol e o vento? Armazenamento – para que possamos ter força mesmo quando não está sol ou o vento não está soprando. Nesta palestra acessível e inspiradora, Donald Sadoway usa um quadro-negro para nos mostrar o futuro das grandes baterias que armazenam energia renovável. Como ele diz: “Precisamos pensar sobre o problema de outra forma. Precisamos pensar grande. Precisamos pensar barato.”


  • Bill Gates sobre a energia: Inovando a zero!

Na TED2010, Bill Gates anuncia a sua visão para o futuro da energia mundial, descrevendo a necessidade de “milagres” para evitar uma catástrofe planetária e explicando porque ele está apoiando um tipo muito diferente de reator nuclear. O objetivo necessário? Zerar as emissões de carbono, mundialmente, até 2050.


  • Amory Lovins: um plano energético para 50 anos

Nesta palestra intimista, filmada nos escritórios do TED, o teórico em energia Amory Lovins apresenta os passos que devemos dar para acabar com a dependência global do petróleo (antes que ele acabe). Algumas mudanças propostas por ele já estão acontecendo — como carros mais leves e caminhões inteligentes – mas outras necessitam de uma visão mais abrangente.


  • Justin Hall-Tipping: Liberando energia da rede

O que aconteceria se nós pudéssemos gerar energia das nossas vidraças? Nesta tocante palestra, o empresário Justin Hall-Tipping mostra os materiais que poderiam tornar isto possível, e como questionar nossa noção de “normal” pode nos conduzir a extraordinários avanços.


  • Lisa Margonelli: A química política do petróleo

Decorrente do derramamento de petróleo do Golfo, Lisa Margonelli diz que a moratória da perfuração e exclusão de executivos servem como teatro, mas abstrai do âmago da questão: nosso desenfreado consumo de petróleo. Ela compartilha seu ousado plano de livrar a América do petróleo – apresentando aos consumidores o seu custo real.

 

Créditos: Imagem Destaque – Lukasz Z / Shutterstock