O Instituto Sabin

O Instituto Sabin
O Instituto Sabin

O Instituto Sabin

Por que temos a inovação social como norte em nossa missão?

A opção pela trilha da inovação social é ousada. Se olharmos um dos muitos conceitos de inovação social — novas, colaborativas e inclusivas abordagens para enfrentar questões socioambientais — constatamos que se trata de um campo de múltiplos desafios e oportunidades. A opção por esse caminho vem sendo construída desde 2014 e, de lá para cá, temos aprendido muito nesta caminhada.

Inovação sempre foi uma premissa do Grupo Sabin e seria, portanto, natural que ela estivesse presente também na atuação do Instituto Sabin. Entretanto, a mera inclusão do ‘social’ a este termo adquire um significado muito mais amplo e profundo.

É neste horizonte que ousamos inserir a nossa atuação institucional. Ela se dá a partir de três grandes eixos: (I) promoção da saúde integral e do bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade social; (II) fortalecimento de ecossistemas e organizações de impacto; (III) engajamento social e filantropia.

Em cada um dos eixos temos diversos parceiros, iniciativas e projetos que buscam materializar cada uma das intenções de atuação social. Nesse sentido, também nos deparamos com um importante aprendizado da inovação social — como a colocamos em prática é tão importante quanto o seu propósito. E isso passa, claro, por atuar em parceria, em colaboração com diversas organizações, em constante interação com diferentes redes, setores e espaços de aprendizagem e ação coletiva.

Os valores que guiam nossa prática são a ética, o compromisso socioambiental, a transparência, respeito à vida, o comprometimento, o fortalecimento de redes, a eficiência e eficácia, a inovação social e o dinamismo cooperativo.

E assim, nessa jornada não só de impacto como de aprendizado, caminhamos na nossa missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade das comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.

Missão

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a inovação social.

Valores

Ética, Compromisso socioambiental, Transparência, Respeito à vida, Comprometimento, Fortalecimento de redes, Eficiência e eficácia, Inovação social e Dinamismo cooperativo

Quem somos

O Instituto Sabin nasceu, em 2005, do propósito das doutoras Janete Vaz e Sandra Costa de enriquecer, ajudar, empoderar e fortalecer a comunidade onde viviam e trabalhavam. Nesse sentido e à época, todas as práticas de responsabilidade social do até então Laboratório Sabin foram consolidadas no Instituto. Da vontade e inciativa das doutoras de fazer o bem e de atuar em frentes e causas próximas aos seus corações, surgiu a organização de sociedade civil responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin.

À medida que a mantenedora crescia e se espalhava através do território brasileiro, o mesmo acontecia com o Instituto Sabin, por meio do trabalho voluntário daqueles que na época eram chamados de Interlocutores e hoje são nossos Líderes de Impacto.

Sempre atentos às necessidades específicas de cada comunidade, atuando em rede e de forma plural, o Instituto segue trabalhando nas causas que acredita, para diminuir as desigualdades, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para transformar o mundo em um lugar melhor, por meio de iniciativas próprias, com o apoio a outras organizações, realizando parcerias intra e intersetoriais, fortalecendo negócios de impacto social e fomentando a inovação social.

Hoje, o Instituto Sabin tem sua sede em Brasília e atua em 15 estados, além do Distrito Federal.

Eixos Estratégicos

Atuação

O Instituto Sabin criou um diverso ecossistema de iniciativas de impacto social que está organizado a partir de três eixos estratégicos.

Promoção da Saúde Integral e do Bem-Estar – o propósito desse eixo é a promoção da saúde integral e do bem-estar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir desse propósito, se desdobram vários focos de atuação entre os quais podemos destacar ampliação do acesso à saúde para essas pessoas; incentivo à publicação, pesquisa, disseminação e produção de conhecimento; e a recuperação psicossocial de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Fortalecimento dos Ecossistemas de Impacto – o Instituto entende que não pode trabalhar somente com ações urgentes e emergenciais. Por isso, esse eixo trabalha com questões sistêmicas e estruturais a partir de problemas sociais claramente identificados. Parte daí a atuação em ecossistemas de impacto social, que são compostos por negócios de impacto, organizações da sociedade civil, organizações dinamizadoras e diversos outros tipos de organizações que estão por todo Brasil se articulando para enfrentar desafios sociais complexos.

Engajamento Social e Filantropia – neste eixo, o foco são ações assistenciais em causas urgentes, pontuais e recorrentes. A cultura de doação também é incentivada por meio de campanhas e do voluntariado corporativo, que acontece tanto em Brasília quanto nas regionais onde o Grupo Sabin está presente, buscando atender as demandas específicas de cada uma dessas comunidades.

ODSs Priorizadas

Conselho deliberativo e composição de assembleia geral (2022 – 2024)

Drª. Janete Vaz

Drª. Janete Vaz

Embaixadora
Drª. Sandra Costa

Drª. Sandra Costa

Embaixadora

Raquel Ribeiro Vaz

Presidente

Marcelo Soares Pena Costa

Vice-presidente

Leandro Ribeiro Vaz

Diretor Financeiro

Rafael Antonio Mendes Ribeiro Vaz

Diretor Administrativo

Guilherme Soares Pena Costa

Diretor de Portfólio

José Francisco Viana de Sousa

Conselheiro Fiscal

José Márcio Diniz Filho

Conselheiro Fiscal

Renata Castellani da Silva

Conselheira Fiscal

Nadja Nayra Soares Mota

Suplente Conselho Fiscal

Werley Antonio Rezende

Suplente Conselho Fiscal

Equipe técnica do Instituto

Gabriel Cardoso

Gerente Executivo

Lourivana Lima

Contadora

Joefran Albuquerque

Analista de Projetos

Karen Gois

Analista de Projetos

Mayra Verde

Analista Contábil

Rodrigo Martins

Assistente Administrativo

Nossos líderes de impacto

TODOS
Por estado
  • Por estado
  • Acre
  • Alagoas
  • Amapá
  • Amazonas
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Maranhão
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Minas Gerais
  • Pará
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Piauí
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul
  • Rondônia
  • Roraima
  • Santa Catarina
  • São Paulo
  • Sergipe
  • Tocantins
AM

Fernanda Mendonça

AM

Rubia Serrão

AM

Walcilene Nascimento

BA

Érica Almeida

BA

Queila Coelho

BA

Fernanda Santos

BA

Maria Tolentino

BA

Cinthia Santos

BA

Daniela

BA

Mônica Silva

BA

Luciana Jesus

BA

Ana Carolina Cruz

BA

Nivia Santana

GO

Amanda Ferreira de Morais

GO

Claudianne Chagas

GO

Juracy Alcantara

GO

Anna Carolina Soares

GO

Aline Couto

MG

Adriana Montes

MG

Fernanda Rosa

MG

Giovanna Alves

MG

Vivian Freire Abdo

MG

Luciana Macedo Sienna

MS

Kasila Ladislau

MS

Luciana da Silva

MS

Ricceli Laias

MS

Edgar Figueiredo

MS

Alice Fochi

MT

Mariana Duarte

MT

Ariani Oliveira

MT

Ayzes Leite

PA

Ruthlene Benício

PA

Kelly Carreira

PA

Gilmar Souza

PR

Amanda Cristina Graciano

PR

Sílvia Pinas

PR

Aline Silva

PR

Juliana Ferreira

PR

Leonardo Figueiredo

PR

Julia Vasques

PR

Dulce Novakowski

RR

Júlio Almeida

RR

Thathyany Cavalcante

SC

Maria Gartner

SC

Sheymysy Borges

SC

Tamyris Santos

SP

Lívia Garcia

SP

Carla Fernandes

SP

Amanda Romeiro

SP

Rubia Bispo

SP

Gleice Silva

SP

Julia Laurindo

SP

Atalini Leite

SP

Stephane Berigo

SP

Rosielly Santos

SP

Karine Silva

SP

Julenice Ramos

SP

Beatriz Couto

SP

Maria Favarin

SP

Luiz Henrique Silva

SP

Ligia Costa

SP

Roseli Mioni

SP

Isadora Santos

TO

Vanessa Sousa

TO

Fáida Luz

TO

Nayara Oliveira

TO

Lauriene Brito

Principais Marcos do Instituto

Projeto Criança e Saúde

Iniciativa dos voluntários do Sabin, o projeto foi criado em 1999, com o objetivo de realizar, de forma gratuita, exames laboratoriais em crianças em situação de vulnerabilidade social.

Projeto Criança e Saúde

Selo Empresa Amiga da Criança

Neste ano, o Sabin conquistou o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação ABRINQ. Desde 1995, o programa engaja organizações para que assumam compromissos com a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Selo Empresa Amiga da Criança

Criação do Instituto Sabin

O Instituto Sabin foi criado com o intuito de assumir a gestão do investimento social privado do Grupo Sabin.

Criação do Instituto Sabin

Oficinas de Educação em Saúde

Com o objetivo de levar saúde preventiva para a comunidade, o Instituto Sabin implementa um calendário de oficinas de educação em saúde.

Oficinas de Educação em Saúde

Ludoteca

O projeto Ludoteca foi criado com o objetivo de contribuir para a melhoria dos atendimentos realizados na Rede de Atenção à Violência para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Ludoteca

Expansão do Investimento Social Privado do Grupo Sabin

Com o crescimento exponencial do Grupo Sabin, iniciou-se também a expansão das atividades do Instituto Sabin para outros estados brasileiros.

Expansão do Investimento Social Privado do Grupo Sabin

Projeto Samurai

Com um micro-ônibus customizado e equipado, o Instituto Sabin começa a ofertar o serviço de saúde e prevenção para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Projeto Samurai

Academia da Terceira Idade

O Instituto Sabin iniciou a doação de várias academias de ginástica para as comunidades em que o Grupo Sabin atua.

Academia da Terceira Idade

Inovação Social como forma de atuação

Buscando novas estratégias e conceitos para o desenvolvimento e fortalecimento do ecossistema social, o Instituto Sabin colocou a inovação social em sua missão.

Inovação Social como forma de atuação

1º Encontro de Interlocutores

Encontro dos Interlocutores (voluntários) do Instituto Sabin para alinhamento das atividades anuais a serem desenvolvidas em todas as cidades de atuação do Grupo Sabin.

1º Encontro de Interlocutores

Capacitação de Ludotecários

Visando desenvolver os profissionais que fazem o atendimento no programa Ludoteca, o Instituto Sabin inicia um programa de capacitação presencial para todas as ludotecas implantadas.

Capacitação de Ludotecários

Início do Saúde+

O projeto Criança e Saúde se transforma no Saúde+, programa voltado para a aceleração social de organizações da sociedade civil.

Início do Saúde+

Ampliação do Saúde+

O programa, que antes trabalhava apenas com OSCs que tinham crianças como seu público-beneficiado, agora atende organizações com públicos mais abrangentes.

Ampliação do Saúde+

Instituto Sabin 15 anos

O Instituto Sabin completa 15 anos de impacto social. Confira aqui o vídeo institucional comemorativo.

Instituto Sabin 15 anos

Teoria de Mudança

Foi desenvolvida, com a colaboração de diversos atores do ecossistema do Instituto Sabin, a Teoria de Mudança, ferramenta de planejamento que coloca objetivos a curto, médio e longo prazos, além do plano de ação para alcançá-los.

Teoria de Mudança

Coalizão pelo Impacto

O Instituto Sabin entra, como parceiro estratégico, da Coalizão pelo Impacto. A iniciativa nacional busca ampliar a geração de negócios de impacto, potencializando o trabalho de organizações intermediárias.

Coalizão pelo Impacto

Parceiros