Oficinas de Prevenção
No intuito de difundir informação de qualidade sobre questões relacionadas à saúde do corpo e objetivados a levar a cultura de prevenção para a comunidade, o Instituto Sabin prepara e oferece oficinas temáticas orientativas. Tentando abranger o público, a fim de que todos possam se beneficiar e se munir com informação de qualidade, convidamos funcionários e colaboradores de órgãos e empresas, públicas ou privadas, a participarem desta grande ação de conscientização.
Por que prevenir?
O receio de descobrir uma doença grave afasta muitas pessoas do acompanhamento clínico periódico. A demora em buscar atendimento adequado ocasiona um elevado número de pacientes que descobrem uma doença grave em fase mais avançada, a exemplo do câncer, o que limita as possibilidades terapêuticas.
É importante salientar que, quando diagnosticado em estágio inicial, os agravos possuem grande possibilidade de cura, habitualmente através de tratamentos menos invasivos, por isso a importância de valorizar a prevenção, uma vez que muitas doenças são geralmente assintomáticas no estágio inicial. Outro aspecto importante consiste em reconhecer anormalidades no funcionamento de seu próprio corpo. Na constatação de qualquer sinal de alteração, você deve procurar atendimento médico.
Estima-se que a maior expectativa de vida apresentada pelas mulheres, também esteja relacionada a um “comportamento preventivo”, habitualmente buscando acompanhamento médico rotineiro e ao surgimento de qualquer sintoma. É importante estender esse padrão de comportamento aos homens, que devem abdicar de receios ou pudores ao compartilhar seus anseios com alguém habilitado a diagnosticar e tratar corretamente uma possível doença.

O objetivo principal desta oficina é conscientizar as mulheres sobre a importância do autoexame e dos exames periódicos. O profissional explica e demonstra como funciona o autoexame, tira dúvidas referente à doença e ao tratamento adequado. O Câncer de Mama é responsável por 25% dos novos casos de câncer a cada ano no Brasil. Quando descoberto precocemente, há aproximadamente 95% de chance de cura.

Esta oficina tem como meta desmistificar e orientar quanto ao exame de próstata e a conscientização do público masculino sobre a importância da prevenção deste tipo de câncer com exames periódicos.
No Brasil, o Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida. Ao ser diagnosticado em fase inicial, o tratamento poderá atingir 90% de sucesso.

A Oficina de Sexo Seguro tem como objetivo principal a conscientização da população sobre a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis utilizando os diversos meios contraceptivos existentes.
A oficina oferece informações sobre os meios contraceptivos e como utilizá-los, além de esclarecer dúvidas frequentes sobre sexo, com o auxílio de jogos para um melhor entendimento e descontração.

Informação de qualidade, saúde e prevenção.
Como Agendar?
Para agendar uma oficina é necessário entrar em contato por e-mail: instituto@institutosabin.org.br
- Informar a(s) oficina(s) escolhida(s) para a(s) apresentação(ões);
- Informar a previsão de data, hora e local;
- Informar quantidade de participantes;
- Ter um espaço físico para alocar os participantes.
Pagamento: taxa única de R$120,00, mediante depósito ou transferência bancária.
Duração média de cada oficina: 40 minutos a 1 hora.
Quantidade mínima de participantes: 10 pessoas.
Quantidade máxima de participantes: a depender da estrutura do estabelecimento.
Estrutura mínima necessária para a realização: sala previamente reservada que comporte todos os participantes confortavelmente e aparelho de som (microfone) caso o número de participantes seja superior a 50 pessoas.