Programa de Prevenção à Aids – CEAIDS/DF

 

O Laboratório Sabin desenvolve ações permanentes de prevenção e combate à Aids no Distrito Federal desde a formação da empresa em 1984, já que as fundadoras Janete Vaz e Sandra Costa sempre reconheceram o HIV como um grave problema de saúde pública a ser combatido.

A partir da criação do Conselho Empresarial Nacional de HIV/AIDS, em 1999, houve um considerável fomento para a criação de Conselhos Empresariais em todos os estados brasileiros.

Instituto e Laboratório Sabin exerceram importante papel de articulação com vistas à criação do Conselho Empresarial de HIV/Aids do Distrito Federal – CEAIDS DF. O órgão, criado em 2007, é um colegiado de caráter permanente e consultivo, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e ao Conselho Empresarial Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS do Brasil.

Dentre as principais premissas do CEAIDS estão contemplados os estabelecimentos de diretrizes e políticas destinadas à promoção de ações integradas e sistematizadas, voltadas à prevenção das DST/HIV/Aids, nas empresas do Distrito Federal, bem como estratégias para o controle da epidemia de HIV por meio da sensibilização e mobilização do setor empresarial. Tais ações estimulam e fortalecem o exercício da responsabilidade social nas empresas.

Atualmente, o CEAIDS-DF é presidido pela Dra Sandra Costa, Diretora Técnica do Laboratório Sabin e é composto por 21 membros, entre empresas privadas e organismos internacionais.

Além de coordenar as reuniões do CEAIDS/DF, o Instituto Sabin promove ações  de prevenção e combate à Aids no Distrito Federal. Oficinas educativas são oferecidas para as empresas e organizações parceiras do Instituto e do Laboratório Sabin. Nestas oficinas, informações sobre prevenção são apresentadas, além de distribuição de material educativo.

O conselho conta com a participação de 22 empresas: 12 Empresas Públicas e Privadas; 5 Organizações mantidas por empresas; 3 Sistemas S e 2 Organismos Internacionais (OIT e UNESCO).