Negócios de Impacto Social

Compartilhamos entendimento da Força Tarefa de Finanças Sociais e da Artemísia quanto às características de um Negócio de Impacto Social.

São empresas que oferecem, de forma intencional, soluções escaláveis para problemas sociais da população de baixa renda, contendo como características principais:

  • Foco na baixa renda: são desenhados de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda.
  • Intencionalidade: possuem missão explícita de causar impacto social e são geridos por empreendedores éticos e responsáveis.
  • Potencial de escala: podem ampliar seu alcance por meio da expansão do próprio negócio; de sua replicação em outras regiões por outros atores; ou pela disseminação de elementos inerentes ao negócio por outros empreendedores, organizações e políticas públicas.
  • Rentabilidade: possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade e não depende de doações ou subsídios.
  • Impacto social relacionado à atividade principal: o produto ou serviço oferecido diretamente gera impacto social, ou seja, não se trata de um projeto ou iniciativa separada do negócio, e sim de sua atividade principal.
  • Distribuição ou não de dividendos: um negócio pode ou não distribuir dividendos a acionistas, não sendo, porém, esse, um critério para definir negócios de impacto social.

O Instituto Sabin vem atuando neste campo procurando contribuir com o fortalecimento do ecossistema de Negócios de Impacto Social por meio da parceria com as chamadas organizações intermediárias. Saiba mais sobre elas, CLICANDO AQUI.

Conheça nossos parceiros de atuação neste campo da inovação social, CLICANDO AQUI.

Além destas alianças estratégicas, temos também estabelecido parcerias com iniciativas de inovação social nas cidades onde o Grupo Sabin atua:

  • Impact Hub Manaus
  • Impact Hub Brasília
  • NOSSA – Salvador