Ludoteca do Hospital Regional da Asa Norte

O Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) foi o quarto hospital a receber de presente do Instituto Sabin em parceria com o Programa de Atenção e Atendimento às Vítimas da Violência (PAV) uma ludoteca para auxílio no atendimento de crianças vítimas que qualquer tipo de violência, seja física, psicológica ou sexual. A inauguração foi no dia 28 de maio.

“É a primeira vez que teremos um consultório exclusivo e equipado para o atendimento às crianças. Antes fazíamos o atendimento na mesma sala que os adultos. Com os brinquedos e materiais teremos mais facilidade em trabalhar com as nossas crianças”, comemorou Naíze Mascarenhas Rocha, psicóloga do Programa Margarida.

A chefe do Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências (NEPAV), Laurez Ferreira Vilela ressaltou as dificuldades em atender a todas as crianças encaminhadas para tratamento por causa da falta de profissionais. “Nosso sonho é ter um programa semelhante ao Margarida em cada regional, mas para isso precisamos de mais apoio, médicos, assistentes sociais e psicólogos”, explica. Segundo ela, já foram atendidas, desde 2001 quando o primeiro programa foi implantado no Hospital Regional da Asa Sul (HRAS), 4.672 crianças de 4 a 10 anos de idade e a violência sexual ocupa o 3º lugar no ranking.

As diretoras Técnica e Administrativa do Laboratório Sabin, Sandra Costa e Janete Vaz (foto ao lado), ressaltaram a importância do apoio a este tipo de projeto. “Depois que inauguramos a primeira ludoteca, ainda em 2008, que percebemos quanto esse projeto é grande e importante”, disse Janete Vaz.